quarta-feira, 24 de junho de 2009

26/04/2006 00:40

Cantinhos Exploratórios na Educação Infantil

Cantinhos Exploratórios na Educação Infantil: Sala de Aula pode e deve ser um ambiente propício para desenvolver todas as habilidades de maneira prazerosa:

Uma sala de aula de Educação Infantil geralmente já possui inúmeros materiais adequados à realização de atividades lúdicas, previamente planejadas com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias. Entretanto, venho através deste texto sugerir alguns "cantinhos" interessantes, muito simples de se criar e, principalmente, enriquecedores para o estímulo a descoberta.

Inicialmente tenho que deixar claro que aqui não vão "receitas" e sim sugestões, idéias, que devem ser analisadas, refletidas e adequadas à cada professor, a cada turma, a cada escola, e até mesmo, a cada aluno.

Proponho que conforme vá lendo as sugestões reflita sobre elas procurando dar o seu "toque pessoal" de acordo com as necessidades de sua turma. Algumas idéias lhe parecerão muito óbvias e lógicas, contudo nem sempre as utilizamos de uma forma contínua e por isso estão aqui inseridas.

Cantinho da Pesquisa:
Em uma caixa grande de papelão, ornamentada de forma a atrair o interesse das crianças – sugerimos que seja bastante colorida - podemos ter um acervo de revistas adultas e infantis, gibis e materiais de pesquisa como gravuras, fotos, desenhos diversos.

Tal caixa pode ser usada para pesquisas orientadas pelo professor – que são bastante comuns.

Exemplo: Vamos pesquisar fotos e desenhos de pessoas com roupas de frio.

Mas , tê-la em sua sala de aula, vai além disso, tem como objetivo manter as crianças em contato com diferentes formas de escrita e com o que está acontecendo no mundo a sua volta, além de ajudar em diferentes atividades onde sempre precisamos de folhas de revistas e fotos. Deixar as crianças explorarem livremente, inventando histórias e contando uma para outras, fazendo comparações das figuras com sua realidade são atividades simples e de suma importância para o desenvolvimento do vocabulário, do raciocínio lógico e da criatividade.

Peça ajuda aos responsáveis explicando a importância do "Cantinho da Pesquisa" e, certamente, terá sempre doações para enriquecer a caixa.

Cantinho da Leitura:
O Cantinho da Leitura não é o mesmo Cantinho da Pesquisa e é importante que os alunos compreendam a diferença assim como seus responsáveis.

Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos.

Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor.

Cantinho da Música:
Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno.

Temos várias sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito limitado para a quantidades de atividades que podem ser realizadas.

Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.

Acho que é bastante óbvio o benefício desta sugestão.

Cantinho da Sucata:
Tudo que poderia ser lixo serve para você professor de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.

Novamente digo que os responsáveis podem e devem ajudar no acervo das sucatas – Quanto mais os pais estiverem cientes e participativos do processo ensino – aprendizagem melhor para você professor, então: mãos a obra!

Cantinho das Dramatizações:
Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.

Tantas coisas o professor pode fazer com esses materiais! Acho que nem preciso dizer mais nada...

Cantinho dos Jogos:
Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa Caixa também separada.

Brinquedoteca:
Um canto em sua sala com os brinquedos – não pode faltar!

E a sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras.

Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.

Pasta de Gravuras:
Ler e interpretar é de fundamental importância para todos. Partindo do princípio que a leitura e a interpretação dos pequenos é através de figuras, fotos e desenhos; a proposta é criar uma pasta onde gravuras possam ser lidas e interpretadas.

Esta atividade pode ser realizada diariamente – uma gravura por dia – na hora da rodinha, orientada pela professora as crianças deverão descrever o que vêem nas gravuras e que entendem quando olham para elas.

Tal atividade requer do professor paciência para escolher gravuras adequadas às necessidades da turma e dinamismo para enriquecer sempre os depoimentos dos alunos de forma que seja útil para o processo.

A básica "chamadinha":
Na sua "chamadinha" básica além dos nomes e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha" sempre que necessitar não somente na hora da entrada.

Concluindo...

Cantinho das Artes, das Descobertas, das novidades, da TV, da Psicomotricidade... ... Usando sempre recursos diferentes para alcançarmos os mesmos fins. Assim, conseguimos dos alunos mais prazer, ávidos por novos conhecimentos e descobertas – Criança ama novidades e necessita delas para depois sim repeti-las diversas vezes e criar os seus conceitos. Reflita sobre seus objetivos e crie em sua sala de aula um ambiente facilitador de aprendizagem, um ambiente rico em conhecimentos, verdadeiramente estimulante e assim sendo desenvolverá mais que habilidades, desenvolverá o prazer de freqüentar a escola.

Continuarei num próximo post com mais idéias, dicas, sugestões e reflexões sobre o assunto.

Espero que gostem e aproveitem...


enviada por Paixão de Educar
(comentar | 5 comentários) | (envie esta mensagem)





Feed: Seja avisado quando este blog for atualizado :: (O que é isso?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário